Alunos da Universidade de Verão discutem oportunidades no mar

Esta quinta-feira, primeiro dia de trabalhos da sexta edição da Universidade de Verão Açores, no âmbito do painel “Profissões do Mar – Novas Oportunidades”, foram professores o representante da Flying Sharks, Rui Guedes, e o empresário de manutenção e recuperação naval, Marco Dutra.

A empresa Flying Sharks dedica-se ao transporte de animais marinhos vivos para aquários públicos, com foco na educação e pesquisa sobre o meio marinho. Segundo Rui Guedes, os animais são recolhidos de forma manual sem que sejam usadas técnicas destrutivas ao meio ambiente, como a pesca de arrasto, redes de emalhar ou produtos químicos. Foram ainda apresentadas pelo professor Rui Guedes estratégias para o sucesso no início de uma qualquer atividade empresarial ou no caso apresentado uma atividade relacionada com o mar.

Relativamente à intervenção do professor Marco Dutra, responsável por grande parte das reparações e manutenção naval no porto da Horta, salienta-se a sua importância estratégica que proporciona o elevado número de embarcações que escalam esse porto, algumas das quais propositadamente para resolver avarias e problemas técnicos. Destacou-se ainda a falta de investimento no porto da Horta, e a importância de serem realizadas obras que preservem a identidade da baía e a operacionalidade do porto. Marco Dutra salientou ainda no final a experiência cultural única que o seu trabalho proporciona por via do contato com inúmeros navegantes de todo o mundo.

Por fim, pôde-se constatar que o mar no que toca ao Arquipélago dos Açores e assim também na Ilha do Faial, dispõe de uma diversidade de oportunidades ambientais e empresariais, tais como: atividades marítimo turísticas; exploração dos fundos oceânicos; preservação da biodiversidade marinha, entre outros. Todas essas atividades devem ser realizadas com base em estudos científicos e normas ambientais de forma a conservar e garantir o normal funcionamento dos ecossistemas.


Artigo realizado no âmbito de um trabalho de grupo na Universidade de Verão Açores 2019