Ciência e Investigação: Aula sobre os constrangimentos de uma carreira com particularidade no território regional

No dia 31 de agosto realizou-se uma palestra sobre o tema Ciência e Investigação – Os constrangimentos de uma carreira tendo como oradores o Professor Hélder Marques da Silva e o Professor Duarte Tiago, moderados por Luís Pereira.

Primeiramente foi dada a palavra ao Professor Hélder da Silva que abordou a procura e preferência dos alunos portugueses para o ensino superior e de como isto influencia o desenvolvimento da região, afirmando que a Universidade dos Açores constitui como um dos elementos de autonomia da Região.  Posteriormente mencionou a sua presença nos projetos IMAR e DOP com o fundamento de alertar a instabilidade do mercado de trabalho na área da investigação. Por fim, fez referência aos desafios enfrentados pelos Açorianos no que toca à falta de elementos efetivos no quadro físico o que revela uma certa de dependência a funcionários não permanentes o que acaba por contribuir para a insustentabilidade, desequilíbrio e precariedade das empresas na oferta de oportunidades de investigação e nas condições da mesma atividade.

Seguiu-se a intervenção do Professor Duarte Tiago que abordou as características, exigências e desafios para o seguimento da carreira científica. Destacou-se a pouca evolução e adaptação ao paradigma da sociedade, estipulando-se uma fase no progresso da carreira científica. Esta fase é formada por membros de carreira (caracterizados por um contrato efetivo e com possibilidade de progressão de carreira) e pessoal especialmente (contratado caracterizados pela existência de projetos e bolsas específicos). Atribui-se a importância da distribuição das universidades que fazem investigação em desenvolvimento em Portugal. Com este gráfico chegou-se à conclusão que na região dos Açores nota-se um numero baixo de investigadores. Para além disso, da totalidade dos investigadores portugueses só 3% servem o Estado. O Professor Duarte Tiago concluiu que é necessário tomar medidas que promovam a inovação e consequentemente produzem um crescimento da economia. Sendo assim, é fulcral um investimento na carreira de investigação e desenvolvimento.

Desta forma, terminou mais um painel de ação de formação política da Universidade de Verão realizada pela JSD/Açores com o apoio do PSD/Açores.

 

Texto escrito pelo Grupo Azul da UV da JSD Açores 2019