Debate na UV sobre as oportunidades do Turismo nos Açores

No segundo dia da IV edição da Universidade de Verão dos Açores, tivemos como oradores, no painel com o tema “Turismo – oportunidades de sucesso”, a Empreendedora Rosa Dart e o Presidente da Associação de Turismo dos Açores (ATA) – Carlos Morais”.

A primeira oradora, Rosa Dart, possui, em conjunto com o seu marido o “Porto Pim Bay”, um alojamento local, constituído por 5 apartamentos únicos. Na sua apresentação deu o seu testemunho em relação a todo o processo que originou este negócio, que acabou algo diferente da primeira ideia tida em 2015, mantendo, contudo, o princípio de que, e passo a citar – “Devemos devolver à sociedade o que a sociedade nos dá.”.

O investimento foi feito com a ajuda do fundo “Empreendo Jovem”, e neste sentido frisa de que quem entra na área do turismo tem de estar informado acerca de oportunidades como é o caso destes fundos, assim como ter um plano de negócios bem definido.

Na opinião da empreendedora, os elementos chave para o sucesso no turismo: um projeto bem idealizado; bons parceiros/colaboradores; e ser ambicioso sem nunca perder a simpatia e a genuinidade, que devem estar presentes em qualquer negócio, sendo que a relação com o cliente toca particularmente à oradora, quando diz ser importante “dar o melhor que têm às pessoas com alma e genuinidade”.

O segundo orador, Carlos Morais, dá-nos números, que mostra o aumento exponencial do turismo. Contudo, acredita que nos Açores o turismo é sazonal (meses de verão).

Com a abertura do espaço aéreo dos Açores a novas companhias, o número de hospedes aumenta de 300 000 para mais 800 000, estimando-se que em 2020/21 o valor chegue a 1 milhão. Frisa ainda que mais de 1/3 das camas disponíveis no arquipélago são de alojamento local, que tem crescido significativamente. Para além disso, no geral, o turismo fatura mais de 300 milhões na região.

O orador concorda com Rosa Dart em vários pontos, nomeadamente facto de a genuinidade ser indispensável, tal como uma boa receção.

Carlos Morais acredita que se deve investir na promoção dos Açores através de marketing digital, pois meios tradicionais como revistas, para além de caros estão a perder impacto. Já por fim reflete acerca da imagem que deve ser promovida dos Açores, uma vez que já foi passada, na perspetiva do presidente da ATA erradamente, a ideia de que os açores são um destino de sol e praia, ou por outro lado um destino de chuva. Concluindo que os turistas nos devem procurar pela paisagem, beleza natural e trilhos pedestres.

 

Texto escrito pelo Grupo Verde da UV da JSD Açores 2019