Dezasseis professores passam pela UV Açores 2017

A uma semana do início da quarta edição da UV Açores na ilha do Pico, a JSD/Açores, o PSD/Açores e o PPE dão a conhecer o programa desta edição que conta com 16 professores entre 4 painéis, 3 jantares conferências e 2 visitas de estudo.

Entre a sessão de abertura que conta o Secretário Geral do PSD, José Matos Rosa e o encerramento, com a presença de Simão Ribeiro, Presidente da JSD, para além dos professores, passam 30 alunos, 4 dias de trabalhos e uma sessão plenária para a qual os estudantes passam 3 dias a preparar-se.

Na apresentação da UV Açores 2017, na semana passada, o presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas, destacou “as mais de 50 candidaturas” a esta iniciativa de formação que segue na sua quarta edição e continua a percorrer todas as ilhas dos Açores.

O primeiro dia é marcado pela agricultura, com o deputado regional António Almeida e o Presidente da Associação de Jovens Agricultores Picoenses, Pedro Miguel, antes de uma visita de estudo à Zona da Cultura da Vinha, destacando a Madalena do Pico como capital do vinho 2017. O dia encerra com um jantar conferência sobre o futuro da política, com a Eurodeputada açoriana Sofia Ribeiro.

O debate sobre “os estímulos da integração dos jovens recém-formados no mercado de trabalho” com o Deputado Regional, Marco Costa e o Diretor do Centro Empresarial dos Açores, João Dâmaso Moniz, inicia o segundo dia que não esquece as eleições autárquicas e a importância do poder local logo ao início da tarde com José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena e Francisco Bettencourt, candidato à Câmara Municipal de São Roque do Pico. Este segundo dia encerra em cheio com um debate sobre a evolução do turismo marítimo nos Açores, nas Lajes do Pico, e com um jantar conferência sobre o futuro das Regiões Autónomas, com a Deputada Nacional, Berta Cabral.

O terceiro dia é quase todo dedicado à preparação da sessão plenária, um exercício de simulação de vários debates parlamentares que integra todos os grupos de alunos da UV Açores. Logo de manhã os alunos têm a sua última aula sobre comunicação, com Paulo Colaço, dedicando o resto da manhã a elaborar as suas propostas e argumentação para o debate que, com Berta Cabral e António Pedroso, decorre durante toda a tarde. As atividade letivas encerram nesse dia com um jantar conferência com a Secretária Geral da JSD e Deputada Nacional, Margarida Balseiro Lopes, sobre os Jovens e a Política.

A UV Açores encerra no domingo com as intervenções do reitor, Emanuel de Medeiros, do Presidente da JSD, Simão Ribeiro, do Presidente da JSD/Açores, Flávio Soares e do Presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas.