Flávio Soares: “A incapacidade dos jovens constituírem família hipoteca o futuro dos Açores”

O Presidente da JSD/Açores, Flávio Soares, mostrou-se hoje preocupado com os mais recentes dados que indicam uma “manutenção da tendência negativa quando falamos na renovação de gerações no arquipélago”.

Referindo-se aos dados hoje tornados públicos na imprensa regional, que demonstram uma manutenção da tendência de saldos naturais negativos nos Açores, o líder dos jovens sociais democratas afirmou que “esta realidade, a nível regional e nacional, hipoteca o futuro dos Açores, em especial de concelhos com perdas mais acentuadas de nascimentos”.

Para Flávio Soares “poderá existir uma correlação de alguns dos dados hoje conhecidos e os processos de desertificação humana que alguns concelhos Açorianos têm registado, com uma diminuição de nascimentos em realidades mais pequenas e um aumento em algumas das realidades mais urbanas”, referindo-se ao facto de quase todos os concelhos com saldos naturais positivos serem também os maiores do arquipélago, com uma “feliz excepção para a ilha do Corvo”.

“Com certeza que os dados agora conhecidos também não serão alheios às políticas de desinvestimento na juventude que não encontra condições na região para preparar um futuro estável que passe por constituir família” acrescentou Flávio Soares.

Deve ser prioridade do Governo Regional, bem como dos órgãos autárquicos, a “promoção de políticas de natalidade” que, para Flávio Soares “não são apenas subsíduos por cada nascimento, mas a criação de condições de estabilidade profissional para jovens casais, de apoios à habitação ou de incentivos às empresas que consigam gerar emprego em concelhos com perdas de população”.

“Não pode servir de desculpa, ou de atenuante, o facto da realidade nacional ir também em linha com aquilo que se passa na região. Mostra apenas que temos muito trabalho para fazer.” concluiu o líder da JSD/Açores.