Flávio Soares acharia “estranho” o aumento do desemprego nos Açores se apenas ouvíssemos “a verdade oficial”

O Presidente da JSD/Açores, Flávio Soares, reagindo à divulgação da taxa de desemprego nos Açores, que registou um aumento de 0,5% no terceiro trimestre do ano, afirmou que “este aumento só é estranho àqueles que só ouvem a verdade oficial”.

“Nos Açores, terra dos eternos estagiários, foi hoje conhecido o maior aumento percentual da taxa de desemprego dos últimos anos, aumentando ainda mais a diferença para o país, interrompendo um período de maior estabilidade e reforçando a nossa posição em segundo lugar no campeonato regional de desempregados” afirmou o líder da JSD/Açores.

Flávio Soares declarou que, ao contrário de outros, a JSD/Açores não “lança foguetes com este dado que é um mau sinal para a vida dos Açorianos e em particular para os mais jovens”, mas defendeu “que não é possível fechar os olhos ao caminho pelo qual os Açores continuam a seguir, com alguns dos dados agora conhecidos camuflados por programas ocupacionais e com dados conjunturais que dão uma perspectiva ainda mais pessimista”.

Para o líder da JSD/Açores, “o facto dos ventos de Lisboa não serem os melhores e a, cada vez mais evidente, incapacidade da economia regional em absorver a população ativa no mercado de trabalho, mesmo recorrendo ao batalhão de programas do governo regional, mostra bem que o caminho começa a tornar-se cada vez mais sinuoso para os Açorianos”.

“O que se esperava do Governo Regional é que, reconhecendo os dados agora tornado públicos, fosse capaz de não andar já a trabalhar em desvalorizações das estatísticas, mas isso é pedir demais. Mostra que o PS/Açores está mais preocupada com sua manutenção no poder do que com o futuro dos Açores” rematou o presidente da estrutura social democrata.