Flávio Soares afirma que “a inclusão social e o combate à pobreza não podem ser uma bandeira que só se ergue quando dá jeito”

O Presidente da JSD/Açores, Flávio Soares, afirmou ontem que “a inclusão social e o combate à pobreza não podem ser uma bandeira que só se ergue quando dá jeito. Estas têm de ser preocupações constantes, não só dos governantes, como de todos nós”, deixando críticas à forma como a gestão pública olha e cuida das Instituições Particulares de Solidariedade Social nos Açores.

“É nesta lógica que não se percebe como é que, passados 21 anos de governos socialistas, se apresenta, sem se ter conseguido atingir objetivos primordiais, mais uma Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, demonstrando o fracasso das suas políticas em matéria social”, disse Flávio Soares. O jovem social democrata, deixou o repto para que as políticas públicas se centrem na “igualdade de oportunidades” esperando que seja desta vez, com mais esta ‘nova’ estratégia regional.

O líder da estrutura de juventude deixou o desafio para um trabalho em conjunto, das instituições públicas e privadas, por “nos Açores precisarmos de ter níveis mais elevados de bem-estar, precisarmos de aumentar a cobertura de assistência a pessoas mais idosas, pessoas com carências, pessoas que precisam verdadeiramente de ajuda.”.

Flávio Soares falava na Gala Solidária promovida pela JSD/Açores, na Associação Agrícola de São Miguel, onde se juntou quase uma centena de pessoas. Um evento de carácter solidário, que conseguiu entregar ao Centro Social e Cultural dos Fenais da Luz um apoio de 433 euros depois do sorteio, dos donativos entregues, de entre as 6 instituições particulares de solidariedade social nomeadas.

Falando para as IPSS presentes, Flávio Soares desejou “a cada uma das instituições muito sucesso em 2018 e que nunca percam a vontade e a esperança com que se apresentam todos os dias, apoiando quem mais precisa.”

A JSD/Açores deixa o mais sentido agradecimento a todas as organizações e singulares que, reconhecendo o mérito do trabalho das IPSS nos Açores, se associaram a esta iniciativa “sem olhar a cores partidárias, na hora de ajudar”.