Flávio Soares eleito líder da JSD/Açores

A Moção Global de Estratégia “Estamos Juntos Pelos Açores”, subscrita pelo único candidato à presidência da JSD/Açores, Flávio Soares, obteve 94% dos votos dos delegados eleitos ao XIX Congresso Regional da JSD/Açores que está a decorrer em Ponta Delgada.

Flávio Soares, até agora secretário-geral da JSD/Açores, sucede a Daniel Pavão na liderança dos ‘jotas’ social-democratas açorianos.

A votação da moção global de estratégia e de nove moções temáticas encerraram o segundo dia de trabalhos da reunião magna da organização de juventude do PSD/Açores que termina amanhã, às 11h00, com as intervenções do novo líder da JSD/Açores e do líder do PSD/Açores, Duarte Freitas.

Os delegados ao Congresso elegeram ainda os órgãos da JSD/Açores. A Mesa do Congresso Regional foi eleita com 92% dos votos; a Comissão Política Regional com 94%; a Comissão Eleitoral Independente com 94%; o Conselho Regional com 92% e o Conselho de Jurisdição Regional com 96% dos votos.

Flávio Soares, no texto da moção com que foi eleito, admite que “a materialização das nossas propostas na ação política será, por ventura, o maior desafio que esta JSD irá enfrentar durante os próximos dois anos, dando sempre um contributo positivo para reanimar a confiança dos jovens na política nos Açores”

Os subscritores da moção “Estamos Juntos Pelos Açores” defendem a reformulação dos programas regionais de apoio ao emprego de forma a corresponderem melhor às necessidades dos jovens e das próprias empresas. A criação de mecanismos para a transformação de um trabalho precário em trabalho estável é outras das propostas que a nova liderança considera urgente para atacar o flagelo do desemprego jovem na Região.

A reformulação do Plano Regional de Saúde, no sentido de o credibilizar ao ponto de ser seguido por todos os profissionais de saúde da região, e do Sistema Regional de Saúde único para toda a região e não assente nas unidades de ilha são duas das propostas da moção defendida pela recém-eleita direção da JSD/Açores para a Saúde.

Para a Educação, o recém-eleito líder da JSD/Açores defende a necessidade de “desburocratizar a Educação para que os professores possam cumprir melhor a sua função”. Na moção global de estratégia com que se apresentou a votos no Congresso, Flávio Soares defende ainda uma componente mais prática do Ensino e o lançamento de um debate sério sobre a reformulação do modelo de gestão do 2º e 3º ciclo e do ensino secundário.

“Esta JSD continuará na linha da frente a lutar pelas gerações mais novas. Será voz ativa na defesa pública dos seus interesses”, lê-se ainda na moção global de estratégia que assume o compromisso de apresentar nos próximos dois “propostas que melhorem áreas preponderantes das sociedade, sem medos, sem pressões, sem influências exteriores”.