Grupo Azul afirma que “é fundamental pôr em prática política ativas de emprego”

Pelas 10h00 iniciamos o painel “Desemprego jovem – Que Soluções?” com os oradores Marco Costa (Deputado da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores) e João Dâmaso Moniz (Diretor executivo do Centro empresarial dos Açores) e moderado por Luís Pereira (Vice-Presidente Coordenador da JSD/Açores).

“9 ilhas 9 realidades”, o desemprego jovem é um problema que afeta as novas gerações, aquela que é a geração mais bem preparada de sempre, num mundo global. Portanto, é fundamental pôr em prática politicas ativas de emprego e não meramente fazer politica com os programas de emprego como tem vindo a ser uma constante pelo atual partido que governa a nossa região. O programa estagiar L e T deveria servir de “trampolim para uma atividade profissional no privado”, como refere Marco Costa.

“A politica sem risco é uma chatice e sem ética é uma vergonha”, como dizia Sá Carneiro. Para João Moniz, uma das soluções para a diminuição do Desemprego Jovem passa pelo Empreendedorismo e pelo o autoemprego. A região dispõe de inúmeros programas de apoio provenientes de fundos comunitários, mas que alguns deles não funcionam na sua plenitude. João Moniz afirma ainda ser necessário repensar os Programas Ocupacionais.

(Texto elaborado no âmbito de um trabalho de grupo na Universidade de Verão dos Açores 2017)