Grupo Lilás afirma que “sustentabilidade ambiental (…) são os principais focos para um desenvolvimento sustentável da região”

Os novos desafios da agricultura são o culminar da mudança de paradigma do sector.

Há cerca de 40 anos, não haviam tantos cuidados, interrogações e exigências como hoje, seja por parte dos produtores ou por parte dos consumidores. Deste modo, o mercado global exigiu a modernização da indústria de forma a tornar a região mais competitiva ao nível da qualidade e diversidade dos produtos, tendo em consideração a elevada produtividade em outros países e por isso mesmo, conseguem atingir preços mais baixos.

É neste âmbito que devemos tirar proveito dos recursos endógenos e da criatividade nomeadamente dos jovens ao nível do ambiente, do turismo e da agricultura, apostando assim num triângulo de valor e sustentabilidade. A parceria destas três áreas permite a criação de instrumentos de planeamento e de valorização integrada de todas as partes envolvidas.

Em suma, a qualidade dos produtos, a sustentabilidade ambiental e a resposta à exigência dos turistas são os principais focos para um desenvolvimento sustentável da região, gerando riqueza e emprego. Assim sendo, o agricultor deve ser não só produtor mas também ambientalista e empreendedor do meio rural.

(Texto elaborado no âmbito de um trabalho de grupo na Universidade de Verão dos Açores 2017)