Grupo Verde – Inovação e Tecnologia: Desafios do Futuro

Gonçalo Lobo Xavier, membro do Comité Económico e Social Europeu marcou presença hoje sábado dia 1 de setembro na V Edição da Universidade de Verão da JSD Açores, realizada na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria.

Na qualidade de entendido em novas tecnologias alertou sempre para a importância de nos mantermos atualizados e sempre com as devidas reservas na sua utilização. Quando usadas para o bem, irão sempre melhrar a nossa vida. Quando usadas com más intenções irão prejudicar as pessoas.

De uma forma proveitosa e pedagógica começou também por explicar os alunos o propósito do comité a que pertence, uma vezque é este mesmo comité a quem a Comissão europeia requer muitas vezes os pareceres para a aprovação de leis a nivel europeu. Ainda no âmbito desta comissão e interligando com as novas tecnologias, chamou a atenção para o facto de os antigos trabalhos irão desaparecer com ajuda da robótica e no entanto aparecerão novos postos de trabalho, acompanhando as necessidades da atualidade.

No exemplo da metalurgia, que é o sector que mais exporta em Portugal, com exportações brutasde 16 milmilhões de euros, existe a necessidade de semanter sempre atual com as tendências futuras do trabalho. Uma solução imediata a aplicar ao futuro da juventude seria a implementação e valorização das “velhas profissões” (exemplo:soldador, mecânico, canalizador), estes terão sempre lugar num futuro próximo. A 4ªrevolução indutrial, a necessidade de novas aprendizagens e a adaptação a uma nova realidade são o nosso futuro.

Concluimos assim temos de continuar em contínua adaptação pois o futuro passa pela tecnologia e combate o isolamento das nossas ilhas, tornando-nos cada vez mais próximos com o resto do mundo.


Texto realizado no âmbito de um trabalho de grupo na UV Açores 2018