Grupo Verde – Os futuros desafios da União Europeia

A Senhora Eurodeputada Sofia Ribeiro iniciou o seu dicurso após os habituais agradecimentos, num espirito de interação com os alunos.

A Eurodeputada veio apelar à participação dos jovens da Universidade Verão da JSD Açores, falando sobre os desafios da União Eurpeia, onde os jovens nomearam como desafios os seguintes tópicos: Extremismo, Imigração, Alterações Climáticas, Refugiados, Envelhecimento, Tecnologia e por fim Desertificação.

Após um enorme Breinstorming denota-se que a maioria dos tópicos apontam sempre para os problemas onde os valores são esquecidos.

Acrescentou também que a maior e mais importante função dos deputados é ser o representante dos desafios propostos pela população pela qual foi eleito, sendo assim responsavel por construir soluções no mundo em que a classe politica está associada a uma situação menos favoravel,

Para desmificar tudo isto é necessário falar claro, ser arrojado e defender aquilo com que nos identificamos.

Por fim, os alunos da Universidade Verão colocaram questões por grupo à Eurodeputada Sofia Ribeiro, tendo como objetivo o esclarecimento das questões colocadas.

A doutora Sofia Ribeiro convidou os alunos a darem continuidade à formação em Bruxelas.


Texto realizado no âmbito de um trabalho de grupo na Universidade de Verão 2018 em Santa Maria