Importância da autonomia para a atualidade

Inserido na VI Edição da Universidade de Verão da JSD Açores, decorreu a apresentação do 3º painel, intitulado “Autonomia- Passado, Presente e Futuro”, contando com a presença dos professores João Bosco Mota Amaral (1º Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores) e Guilherme Silva (Antigo deputado da Assembleia da República pela Região Autónoma da Madeira). O tema da autonomia foi debatido tendo em conta as duas realidades distintas, RAA e RAM, mas semelhantes num ponto fulcral: não ser regidos exclusivamente por Portugal continental.

João Bosco Mota Amaral reforçou a necessidade de os Açores serem governados pelos Açorianos, pois estes têm o conhecimento próprio da Região. Referiu ainda que a autonomia que hoje temos, e que é já um dado adquirido para a nossa geração, foi resultado de uma revolução onde pudemos reclamar os nossos direiros em que a partir de 1996 passamos a ter um parlamento próprio escolhido pelos Açorianos.  Referiu ainda a criação do movimento das ilhas periféricas, pois estas relevam-se de grande importância para a Europa.

Guilherme Silva defendeu pontos semelhantes ao professor Mota Amaral indo ao encontro das opiniões partilhadas pelo mesmo, referindo que as nossas ilhas não podiam ser governadas da mesma maneira que o restante território, dada a sua localização, isto é, ultra periférico e não só. Destaca também que os Arquipélagos dos Açores e da Madeira eram governados de forma diferente por Portugal Continental antes de estes conquistarem a sua autonomia, pois este governo usufruia destes arquipélagos para o seu próprio privilégio.

Ambos os oradores reforçaram a importância de conservar as nossas tradições, transmitindo para os mais jovens, de forma a que estas possam dar continuidade, nunca perdendo a voz que se faz sentir no meio do atlântico.

Texto escrito pelo Grupo Laranja da UV da JSD Açores 2019