JSD/Açores insta a UE a ser mais do que financiadora de programas de emprego

BRUSSELS, BELGIUM - OCTOBER 24: European Union flags are pictured outside the European Commission building on October 24, 2014 in Brussels, Belgium. Alongside criticism from outgoing European Commission president Jose Manuel Barroso on the UK's stance on EU immigration and a plan to quit the European Court of Human Rights, the UK has now been told to pay an extra £1.7bn GBP (2.1bn EUR) towards the EU's budget because its economy has performed better than expected. (Photo by Carl Court/Getty Images)

A Juventude Social Democrata dos Açores apresentou ontem, à eurodeputada Açoriana Sofia Ribeiro, uma série de propostas para a Estratégia Europeia para a Juventude, atualmente em discussão no Parlamento Europeu, algumas convertidas em emendas ao documento.

Numa das propostas apresentadas por Flávio Soares a Sofia Ribeiro encontra-se a preocupação com o emprego estável, afirmando que deve ser objetivo comum a “elaboração de políticas económicas e de emprego, com o objetivo de criar mais e melhores empregos para os jovens, evitando que estes caiam na precariedade, mantendo empregos temporários” ao mesmo que propõe “um gabinete europeu que controle e fiscalize a forma como os fundos europeus são utilizados na promoção do emprego (com uma ligação umbilical com as estruturas governamentais nacionais e regionais que os utilizam)”.

Como designo final a promoção de que”os Estados-Membros possam adoptar uma estratégia europeia de emprego para os jovens que apoie as empresas e outros empregadores na criação de empregos dignos e de qualidade”, chamando à atenção que “a utilização de fundos europeus para a promoção da empregabilidade não pode estar limitada apenas à entrega desses fundos”.

Apesar da discussão, agora em fase final, ser relacionada com a juventude, a estrutura social democrata não deixou de olhar para o mercado de trabalho como “um todo”, ou seja, recomendando a reflexão  sobre a “forma/modelo/regras com que o topo do mercado de trabalho sai”. Para Flávio Soares, “vivemos numa permanente dificuldade em conciliar as necessidades económicas de manutenção de uma força de trabalho até idades avançadas, com as consequências em saúde conhecidas, e a capacidade que a sociedade deve ter na absorção dos mais jovens que saem do ensino/formação”, sem arriscar a entrada numa “guerra intergeracional desnecessária”.

A educação, com especial preocupação para a componente de formação profissional e vocacional, ou a necessária reflexão sobre o que fazer com os regimes de segurança social num futuro próximo integravam a lista de propostas enviada.

Flávio Soares encerra a missiva afirmando que “a garantia de igualdade de oportunidades não pode ser apenas uma meta utópica utilizada neste tipo de situações. É necessária uma real garantia de um emprego estável e da consequente possibilidade de constituir família para os jovens”.

A JSD/Açores congratula, de forma efusiva, a relação de proximidade e abertura que a eurodeputada Sofia Ribeiro tem demonstrado durante todo o seu mandato, permitindo que uma” estrutura de juventude partidária de uma região ultraperiférica possa participar na construção deste horizonte europeu para a Juventude”.