JSD Açores propõe criação de um plano regional de combate à desertificação e ao envelhecimento demográfico

A JSD Açores defendeu a criação de um plano regional de combate à desertificação e ao envelhecimento demográfico, “que deverá ter em consideração as diferentes realidades e as particularidades de cada uma das nove ilhas”, explicou Flávio Soares.

A proposta foi apresentada na última reunião da Comissão Política Regional da JSD Açores, no passado sábado, 29 de fevereiro. “Os Açores perderam cerca de 4 mil pessoas no espaço de 5 anos, sendo que catorze dos nossos concelhos registaram uma perda superior a 0,5% da sua população em 2018, comparativamente ao ano de 2013, e apenas o Corvo teve inclinação contrária”, ressalvou o presidente da Juventude Social Democrata.

“Tanto a desertificação como o envelhecimento da população registado na Região é o reflexo das falhadas apostas socialistas:  da falta de políticas que apostem na criação de emprego e sucessiva fixação de jovens; da falta de políticas que garantam o igualitário acesso à saúde; de falta de políticas que solucionem os problemas de acessibilidade”, criticou Flávio Soares.

De acordo com o presidente da JSD Açores, o plano apresentado “deverá ser elaborado por um gabinete técnico do Governo Regional, envolvendo as autarquias e as instituições locais, de forma a que todos possam contribuir de forma ativa para a resolução do problema”.

O PSD Açores já tinha apresentado uma proposta semelhante aquando da discussão do plano e orçamento para 2020, chumbada pela bancada parlamentar do partido socialista. “Tendo em conta a importância da problemática e o impacto económico e social no povo Açoriano, a JSD decidiu trazer novamente o tema a debate”, esclareceu Flávio Soares.

A reunião da Juventude Social Democrata ficou ainda marcada pela retificação da nomeação de Luís Raposo para Vice-presidente da estrutura regional, depois de Luís Pereira ter assumido as funções de Secretário Geral do PSD no último Congresso Regional.