JSD Praia da Vitória defende mais apoios para as Juntas de Freguesia do concelho

A JSD Praia da Vitória reuniu com a Junta de Freguesia dos Biscoitos e com a Junta de Freguesia das Fontinhas, no âmbito das visitas que a estrutura está a efetuar às freguesias do concelho.  “Estas organizações mostraram-se sufocadas e a carecer de novos apoios para fazer face às necessidades dos jovens e das famílias que viram as suas situações laborais alteradas com a situação da covid-19”, começou por explicar Tiago Meneses, líder da estrutura.

 

Para o jovem social-democrata, “são as juntas de freguesia que mantêm contacto direto com os cidadãos, que melhor conhecem as pessoas e as suas dificuldades”. “Não aceitamos que seja recusada ajuda às Juntas de Freguesia para fazer face a problemas sociais graves, sendo que em Juntas de Freguesia do concelho vizinho estão a ser utilizadas verbas de outras vertentes em prol da situação imprevista da pandemia”, criticou o presidente da estrutura.

 

“Sabemos que existe um fundo para ação social por parte da Autarquia, com um tempo de resposta de três dias úteis. No entanto, não é aceitável que uma família a passar fome tenha de esperar três dias por uma resposta”, denunciou.

 

Segundo Tiago Meneses “as Juntas de Freguesia têm conseguido heroicamente mobilizar meios de auxílio, nomeadamente em colaboração com o Banco Alimentar, no caso das Fontinhas, ou através de uma caixa solidária, no caso dos Biscoitos”. “Mas isto não chega – solicitamos de forma insistente que devem ser atribuídas mais verbas a acrescentar ao fundo das ajudas sociais”, frisou.

 

O líder da estrutura explicou que a freguesia dos Biscoitos “é por natureza um dos destinos preferidos para férias, sendo importante que se criem condições para que possa ser frequentada com segurança”. “Reivindicamos que se façam as obras necessárias nas zonas com manutenção assegurada pela Autarquia, como a zona do porto e a zona balnear, e que se proceda à manutenção do parque de campismo”, referiu.

 

Para Tiago Meneses, “o cancelamento das festas de freguesia veio tirar fontes de receitas a algumas instituições que tinham, naquelas semanas, o seu “ganha pão” para o resto do ano”.  “É importante criar medidas alternativas para superar essas perdas de receitas. As verbas distribuídas pela autarquia, por exemplo, não podem ser medida única, atendendo a que, não conseguindo prever o impacto da situação da pandemia, algumas instituições não efetuaram a tempo a candidatura a esses apoios”, realçou.

 

“Em fase de desconfinamento torna-se importante criar condições para que as pessoas possam voltar de forma mais tranquila à sua vida normal e apenas com freguesias evoluídas podemos almejar um concelho mais desenvolvido e seguro”, frisou Tiago Meneses

 

Nas reuniões, o presidente da JSD da Praia da Vitória foi acompanhado pela candidata à liderança da JSD Terceira, Raquel Mendonça, e pela Vice Presidente da JSD Açores, Vitória Silva.