JSD Praia da Vitória lança propostas para dinamização do concelho durante a pandemia

A JSD Praia da Vitória lançou um pacote de propostas que visam amenizar as consequências resultantes do cancelamento das festas do concelho. “Estas iniciativas visam criar atividades para os jovens, para que permaneçam ativos esta temporada, ao mesmo tempo que participam no crescimento e no desenvolvimento  do concelho”, explicou Tiago Meneses.

De acordo com o líder da estrutura, “aquando do cancelamento das festas, foi anunciado um programa alternativo, sem que o mesmo tenha sido apresentado até à data”. “Os jovens e comerciantes do concelho continuam sem alternativas, nem vislumbre de novas soluções”, referiu.

O jovem social-democrata caracteriza as propostas apresentadas como “de execução não difícil”, que recorrem a parcerias com entidades do concelho, “de forma a diminuir a falta de rendimentos”. “Conseguimos assim suprir a falta das atividades inerentes às festas do concelho e das freguesias e o cancelamento do programa OTL Jovens”.

“Acreditamos que é possível arranjar soluções, sem grandes custos, utilizando as infraestruturas já existentes e acreditamos que com a ajuda de todos podemos garantir um presente e futuro com qualidade, nunca descurando as medidas de segurança e prevenção”.

Do pacote de propostas pode ler-se uma sessão semanal ou quinzenal de um filme em drive-in, utilizando o espaço destinado à zona de espetáculos (music resort), com a sinalética adequada, apoiando os estabelecimentos circundantes e ambulantes.

Propõem ainda uma sessão de espetáculos, por parte das bandas filarmónicas e dos grupos de folclore na zona destinada ao palco da marina, em frente aos bares, apoiando as entidades que durante todo o ano defendem a cultura e as tradições açorianas. A JSD Praia da Vitória defende que esta atividade possa ser estendida às diversas freguesias, descentralizando assim o foco das atividades.

A estrutura propõe ainda reativar nos salões das freguesias do concelho a sessão de cinema/espetáculo, promovendo assim as instituições do concelho que sobrevivem do associativismo e criar atividades desportivas com associações ligadas às atividades radicais e náuticas.

Pode ler-se ainda no comunicado da estrutura um incentivo para premiar quem participou nas atividades desenvolvidas onde “através de uma caderneta ou simples cartão, as pessoas recebam um carimbo/assinatura após cada atividade realizada e cada local visitado, sorteando-se, no final, um voucher a utilizar no Concelho.

Com este pacote de propostas “e com uma dose de boa vontade” o líder da JSD Praia da Vitória acredita ser possível “criar soluções alternativas para os jovens praienses viverem esta fase pandémica e para a dinamização das entidades e instituições do concelho”. “É nos tempos difíceis que temos de arregaçar mangas e sair para a rua; e a Praia da Vitória tem pessoas e gabinetes destinados a efetuar e colocar em prática estas propostas. Assim se queira”, finalizou Tiago Meneses.