Vitória Silva afirma que faltam “oportunidades para atrair os jovens recém licenciados”

A Vice-Presidente da JSD/Açores, Vitória Silva, afirmou que existe  falta de “oportunidades e ofertas para atrair os jovens recém licenciados” que sairam da região, ou da sua ilha de nascença, para realizar cursos de ensino superior ou técnico.

A dirigente regional da JSD/Açores participava num debate promovido pela Associação de Jovens Açorianos Unidos pelos Açores (JAUPA) e que juntou representantes de diferentes juventudes partidárias na ilha Terceira.

Para Vitória Silva “a taxa de desemprego jovem nos Açores encontra-se camuflada pelos programas ocupacionais” que para a JSD/Açores não permitem perspectivas de “estabilidade profissional” e portanto, não servindo como incentivo ao regresso às origens de jovens que sairam da região.

“Como resolução a parte deste problema, o PSD Açores apresentou e foi discutido na Assembleia Regional ainda este ano, o programa gerações que conseguiria aumentar a empregabilidade jovem” um projecto que acabou chumbado no parlamento regional com os votos contra da maioria socialista e do PCP Açores.

A Vice-Presidente regional chamou à atenção que “o grande desafio desta juventude é quando terminam a formação académica e se questionam se devem ou não voltar à região e essa é a sua principal preocupação assim que iniciam a sua licenciatura” não tendo dúvidas que “temos de enfrentar com determinação o problema do abandono de jovens”.