O presidente da JSD/Açores Luís Raposo saúda o Governo Regional “pela aposta no novo regime de Políticas de Juventude que irá conferir condições mais favoráveis ao Associativismo Juvenil”, atualmente em apreciação na Assembleia Legislativa.
O líder da JSD/Açores falava no final de uma reunião da estrutura para assinalar o Dia Nacional do Estudante, data em que manteve encontros com dirigentes e representantes das Associações de Estudantes das escolas da Região e com a Associação Académica da Universidade dos Açores.
Para Luís Raposo, a proposta de decreto legislativo “demonstra a importância do estabelecimento parcerias com o Governo Regional, no encontro de mais-valias que assegurem uma cadeia de valor para ambos, indo ao encontro das pretensões das várias estruturas de jovens açorianos no arquipélago”.
O social-democrata defende “que os incentivos ao Associativismo Juvenil, revelam-se imprescindíveis para o desenvolvimento dos meios onde os jovens se inserem, desde escolas a freguesias”.
O dirigente da JSD/Açores entende também que o Associativismo Juvenil, “enquanto agente democrático, pode constituir-se como o garante da preservação da identidade cultural e patrimonial”.
Nesse sentido, Luís Raposo acrescenta que “estes movimentos são imprescindíveis para o desenvolvimento de competências individuais e coletivas, pela sua capacidade de emancipação pessoal e profissional, postura crítica e interventiva, ativa e representativa”.
Daí que congratula o Governo Regional pelo projeto “por promover o aperfeiçoamento dos programas destinados aos jovens, destacando outras competências que passam pela criatividade, mobilidade e empreendedorismo”.
Por fim, o jovem social-democrata defende a adoção do orçamento participativo jovem em todos os concelhos da Região.