Na passada quarta-feira, dia 22 de fevereiro, o presidente da JSD/Açores, Luís Raposo, e o secretário-geral da estrutura, André Pontes, reuniram com o secretário-geral do PSD/Açores, Luís Pereira, na sede regional do PSD e JSD dos Açores, de forma a delinear as atividades para o ano de 2023.
Na ocasião, que foi a primeira reunião oficial desde a tomada de posse da nova Comissão Política Regional da JSD/Açores, foram definidas as datas para os eventos bandeira da estrutura de juventude partidária, onde se destacam a 10ª edição da Universidade de Verão da JSD/Açores e a 2ª edição das Jornadas Autárquicas.
Ainda, os jovens social democratas entregaram ao secretário-geral do partido a Moção Estratégia Global “Primeiro a Juventude Açoriana”, aprovada no decorrer do 22º Congresso Regional da estrutura, para ser mais um documento de complemento à atuação política do PSD Açores.
Para Luís Raposo, “o mandato irá ser marcado pela execução da MEG e das propostas temáticas aprovadas em Congresso Regional, bem como pela caminhada até ao embate eleitoral que se avizinha”, disse.
Neste sentido, e atendendo a que versava sobre o relacionamento das duas secretarias gerais, a proposta temática “Aprofundamento da autonomia da JSD/Açores” foi também apresentada a Luís Pereira, tendo sido consensualizada a sua aplicação, no sentido de dotar a JSD de maior capacidade para continuar a desenvolver o seu trabalho dentro e fora do PSD.
Por seu turno, Luís Pereira voltou a reiterar que “o PSD necessita de uma JSD forte e responsável, sendo a voz dos jovens Açorianos junto do partido, honrando a sua história de 40 anos nas nossas nove ilhas”.
“A JSD deve ser uma escola de formação política e cívica, onde se desperta e promove a capacidade de intervenção da juventude, e o PSD valorizará sempre oportunidades de formação, como a maior iniciativa desta área nos Açores, a Universidade de Verão, que este ano terminará um percurso por todas as ilhas desde a sua fundação em 2014” concluiu Luís Pereira.