A secretária geral da JSD/Açores, que participou hoje numa reunião deste orgão consultivo do Governo Regional, voltou a lembrar que, em repostas às suas perguntas numa reunião de março de 2019, o então secretário regional da Saúde, “informou que esse estudo estaria a decorrer, prevendo que as suas conclusões fossem conhecidas em junho deste ano.”
Em março deste ano o Conselho de Juventude dos Açores emitiu parecer sobre a “Estratégia de Prevenção e Combate às Dependências na Região Autónoma dos Açores” sem que as conclusões desta investigação fossem apresentados. Para Eunice Pinheiro Sousa, esta atitude “configurou uma forma estanha de se fazer uma estratégia, sem se conhecer o fenómeno que se combate”.
“Para além do Conselho de Juventude dos Açores, não deixa de ser relevante que possa ser amplamente divulgada a conclusão do estudo perante todas as instituições de interesse e intervenção na matéria, como deverá sê-lo, também, a Estratégia de Prevenção e Combate das Dependências de que ninguém tem paradeiro, mesmo já tendo sido apresentada, embora sem que o documento fosse conhecido. Estamos perante mais um caso em que a carroça foi na frente. “