“Tive oportunidade de para além de apresentar os cumprimentos da JSD Açores nas diversas concelhias, reunir com jovens empresários e de vários ramos de atividade, conhecer as suas preocupações e dificuldades”, referiu Flávio Soares.
Para o presidente da estrutura social-democrata “a estratégia tem de ser diferenciadora em cada ilha, e em cada concelho”. “O governo não pode agir de forma igual quando há 9 parcelas diferentes, com necessidades distintas”, criticou.
“No caso da ilha do Pico, o problema da desertificação é gritante. Não há emprego qualificado, e o alojamento que existe está afincadamente direcionado para o turismo e para o alojamento local”, mencionou Flávio Soares. “Seja qual for a estratégia do Governo para a ilha do Pico, tem deixado os picoenses de lado”.
Durante a visita, Flávio Soares defendeu “a criação de uma estratégia regional de ensino profissional que vá ao encontro das necessidades de mercado de cada ilha”.
“As escolas profissionais, de extrema importância para a formação dos açorianos, não podem apenas formar jovens sem qualquer critério, sem visão de futuro, apresentando um ensino sem estratégia”, referiu.
Recorde-se que Mónica Soares, líder da JSD Pico, é a candidata da JSD no círculo eleitoral da ilha do Pico.