A iniciativa da JSD/Faial surge na sequência do “rasto de destruição” deixado pelo Furacão Lorenzo e que deu origem a “uma enorme vaga de voluntariado por parte da população Faialense, desde ajuda nas limpezas das freguesias, ajuda a recuperar e limpar casas de famílias afetadas, enormes doações quer de bens alimentares quer de móveis entre outros atos de ajuda a todos aqueles que muito ou tudo perderam”.
No mesmo voto, a estrutura presidida por Ricardo Costa não deixou de destacar e agradecer a “todos os jovens que integram as estruturas do sistema de proteção civil e que nessa condição estiveram ao serviço antes e durante o furacão”.
Na mesma reunião, Ricardo Costa, líder da JSD/Faial foi eleito como represente do Conselho Municipal para a Juventude, Ciência e Conhecimento da Horta no Conselho de Juventude dos Açores.
O líder da estrutura de Juventude Faialense falava à margem da reunião, referindo que “este é um claro sinal de reconhecimento do Conselho Municipal da Juventude Ciência e Conhecimento do Faial nas capacidades da JSD em defender o Município e a Ilha no Conselho de Juventude dos Açores”.