De acordo com o líder da estrutura, “aquando do cancelamento das festas, foi anunciado um programa alternativo, sem que o mesmo tenha sido apresentado até à data”. “Os jovens e comerciantes do concelho continuam sem alternativas, nem vislumbre de novas soluções”, referiu.
O jovem social-democrata caracteriza as propostas apresentadas como “de execução não difícil”, que recorrem a parcerias com entidades do concelho, “de forma a diminuir a falta de rendimentos”. “Conseguimos assim suprir a falta das atividades inerentes às festas do concelho e das freguesias e o cancelamento do programa OTL Jovens”.
“Acreditamos que é possível arranjar soluções, sem grandes custos, utilizando as infraestruturas já existentes e acreditamos que com a ajuda de todos podemos garantir um presente e futuro com qualidade, nunca descurando as medidas de segurança e prevenção”.
Do pacote de propostas pode ler-se uma sessão semanal ou quinzenal de um filme em drive-in, utilizando o espaço destinado à zona de espetáculos (music resort), com a sinalética adequada, apoiando os estabelecimentos circundantes e ambulantes.
Propõem ainda uma sessão de espetáculos, por parte das bandas filarmónicas e dos grupos de folclore na zona destinada ao palco da marina, em frente aos bares, apoiando as entidades que durante todo o ano defendem a cultura e as tradições açorianas. A JSD Praia da Vitória defende que esta atividade possa ser estendida às diversas freguesias, descentralizando assim o foco das atividades.
A estrutura propõe ainda reativar nos salões das freguesias do concelho a sessão de cinema/espetáculo, promovendo assim as instituições do concelho que sobrevivem do associativismo e criar atividades desportivas com associações ligadas às atividades radicais e náuticas.
Pode ler-se ainda no comunicado da estrutura um incentivo para premiar quem participou nas atividades desenvolvidas onde “através de uma caderneta ou simples cartão, as pessoas recebam um carimbo/assinatura após cada atividade realizada e cada local visitado, sorteando-se, no final, um voucher a utilizar no Concelho.
Com este pacote de propostas “e com uma dose de boa vontade” o líder da JSD Praia da Vitória acredita ser possível “criar soluções alternativas para os jovens praienses viverem esta fase pandémica e para a dinamização das entidades e instituições do concelho”. “É nos tempos difíceis que temos de arregaçar mangas e sair para a rua; e a Praia da Vitória tem pessoas e gabinetes destinados a efetuar e colocar em prática estas propostas. Assim se queira”, finalizou Tiago Meneses.