Para Flávio Soares, Presidente da JSD/Açores, “é à volta do futuro que esta edição se passará” apontando o futuro das autonomias como monte central da estrutura Açoriana para esta reunião.
“É mais do que tempo que, no Parlamento Açoriano, sigamos o caminho, que já começou a ser trilhado na Madeira, de pensar o que queremos para o futuro da autonomia Açoriana, melhorando-a e ampliando a capacidade democrática na região, trazendo à casa da democracia Açoriana o debate que já se faz na sociedade civil” disse Flávio Soares na apresentação da cimeira, hoje na sede regional da JSD/Açores.
Para o Presidente da JSD/Açores, a organização e preparação interna para as autárquicas deste ano “junta as duas estruturas num único objectivo: apresentar as melhores soluções para os concelhos e freguesias dos Açores e da Madeira”, destacando a possibilidade que as duas estruturas têm de aprenderem em conjunto para “enfrentar este desafio”. Serão também debatidos temas ligados à saúde, economia, emprego e educação, para o presidente da JSD/Açores, “os pilares da nossa autonomia”.
A comitiva da JSD/Açores junta, além de Flávio Soares, os vice-presidentes regionais, Luís Pereira e Vitória Silva, a Secretária Geral, Eunice Pinheiro Sousa, a Secretária Geral Adjunta, Vitória Couto e o Director do Gabinete de Estudos, Luís Ramos Freitas.
A Cimeira Atlântica Jovem, depois de em 2015 ter tido lugar na cidade do Funchal, decorre este ano em Ponta Delgada contando com a comitiva da JSD/Madeira, liderada pela companheiro André Alves.