JSD/AÇORES PROPÕE CRIAÇÃO DE UM “CHEQUE PSICÓLOGO”

A Comissão Política Regional da JSD/Açores assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental numa visita à Unidade de Vida Apoiada Vila Azálea, uma das valências integradas no Centro Paroquial de São José, do concelho de Ponta Delgada.

Na ocasião, a estrutura regional apresentou uma proposta que visa colmatar problemas relacionados com a saúde mental, tentando assim afirmar esta matéria como uma das prioridades da agenda política dos dirigentes regionais.

A proposta, denominada “Cheque Psicólogo”, visa a criação de um mecanismo de financiamento de despesas dos utentes com a aquisição de prestações de serviços de saúde (consultas) na área da saúde mental, tanto no ramo da psicologia, como na área da psiquiatria.

Estima-se um valor comparticipado por cada cheque atribuído, sem número máximo, tendo em conta as necessidades e características deste tipo de consulta, quer seja no setor público, quer seja no setor privado através da criação de protocolos.

Além disso, ao oferecer aos utentes a possibilidade de terem consultas na área da saúde mental fora do Sistema Regional de Saúde, os jovens sociais democratas visam por um lado diminuir a sobrecarga do mesmo, bem como potenciar a diminuição do consumo de fármacos, o isolamento social ou até mesmo o suicídio.

Ainda, a estrutura teve a oportunidade de visitar as instalações da instituição e confraternizar com as suas utentes.

A UVAP-VA é uma resposta social desenvolvida, em parceria com a Secretaria Regional da Solidariedade Social, que se destina a mulheres com moderado grau de incapacidade psicossocial por doença mental, clinicamente estabilizadas e sem suporte familiar ou social adequado.