Luís Raposo reeleito presidente da JSD/Açores

22.º Congresso Regional JSD/Açores. Ponta Delgada, 12 Fevereiro 2023 ©Hugo Moreira

No passado fim-de-semana, decorreu o XXII Congresso Regional da Juventude Social Democrata, onde Luís Raposo foi reeleito líder da estrutura dos jovens social democratas.

O jovem dirigente apresentou-se em congresso com a moção de estratégia global intitulada por “Primeiro a Juventude Açoriana”, dividida em 15 áreas, com diversas propostas e soluções para a região, somando contributos de mais de meia centena de jovens.

O reconduzido presidente deixou uma palavra de apreço a Miguel Ferreira e assumiu que “de agora em diante não há militantes do Miguel, nem militantes do Luís, há o que sempre fomos e seremos – militantes da JSD”, apelando à união interna.

Ao presidente do PSD Açores, José Manuel Bolieiro, o jovem micaelense assumiu um compromisso: “nunca sairá à rua sozinho, ao seu lado estará sempre pelo menos um jovem social democrata”, avistando o combate eleitoral de 2024.

Para Luís Raposo, a educação é o verdadeiro elevador social e propõe um novo teto máximo para as passagens aéreas dos jovens estudantes deslocados. Um maior acesso à habitação é outra prioridade desta nova equipa e, avançou ainda a atenção necessária para a saúde, não esquecendo as temáticas da economia verde e azul.

O presidente daquela estrutura afirmou que defenderá “as conquistas, a liberdade e o desenvolvimento – as conquistas do Governo de Coligação, a liberdade porque os Açores não têm donos, os Açores não são cotados de uma família – os Açores são das açorianas e dos açorianos! Juntos lutaremos para que o retrocesso seja algo do passado e que a nossa caminhada seja sempre de progresso de uns Açores melhores para quem cá nasça, cresça e viva.”

Ainda, o presidente do Partido Social Democrata dos Açores referiu que a JSD/Açores, através da Moção Estratégia Global apresentada pelos recém-eleitos órgãos sociais da estrutura, constitui-se como “um verdadeiro programa de governo para o futuro, mas também para o presente.”

Ainda, no decorrer da sessão de encerramento, acrescentou que “sinto que a JSD é melhor neste papel que vislumbra o futuro do que o PS que arrasta o seu passado para o nosso presente”

A recém-eleita Comissão Política Regional da JSD Açores é também composta pelo vice-presidente coordenador, Paulo Rui Chaves, Carla Rosa e Carlota Ferro, como vice-presidentes. O novo secretário-geral é André Pontes.

Ainda foram eleitos como vogais, Leandro Castro, Mariana Pereira, Sofia Serpa, Tiago Silva, Jorge Freitas e Marta Pereira.

A mesa do congresso é presidida por Bruno Rodrigues, com Beatriz Meneses vice-presidente e Carolina Bernardes como secretária.

O conselho de jurisdição regional da JSD Açores é composto por Gonçalo Gomes, Kathleen Aguiar e Pedro Meneses.