JSD/Açores lança a rúbrica #JotanasAutárquicas

A Juventude Social Democrata dos Açores lança o seu espaço digital #JotanasAutárquicas, com um primeiro destaque para o Voto Antecipado nas eleições de 26 de setembro.

A participação dos jovens nas eleições autárquicas começa, desde logo, pelo exercício do direito do voto. A abstenção jovem preocupa a estrutura de juventude social-democrata que, por isso, criou um espaço dedicado à partilha de informação sobre o processo para o exercício do direito de voto antecipado pelos estudantes deslocados, “numa tentativa de aproximação dos jovens ao ato eleitoral, apesar de distantes fisicamente do seu local de residência, aproveitando esta oportunidade de votar antecipadamente também como combate ao número elevado de jovens abstencionistas”, referiu Luís Raposo, presidente da JSD/Açores. “Consideramos ser uma rúbrica de grande importância uma vez que permite o envio de dúvidas ou questões relacionadas com o exercício deste direito de participação cívica, atendendo que o voto antecipado nas eleições autárquicas difere dos demais atos eleitorais, sendo um processo de maior complexidade em comparação”, acrescenta.

Desde 2011 que a JSD/Açores disponibiliza espaços de apoio aos jovens deslocados, o que demonstra bem a importância dada pela estrutura à participação de todos os jovens nos atos eleitorais, orgulhando-se de ser uma fonte de esclarecimento fidedigno, torando todo o processo mais facilitado e acessível a todos a que eles necessitam de recorrer.

Além do Voto Antecipado, o espaço digital #JotanasAutárquicas pretende concentrar todas as informações relativas à dinâmica autárquica, envolvendo todos os jovens açorianos, quer sejam militantes da JSD ou não, quer integrem ou não as listas aos órgãos de freguesia e camarários. “Todos os jovens açorianos são chamados a participar e a JSD/Açores quer fazer destas autárquicas um momento de união e força em prol de projetos e equipas que tornarão os Açores um lugar ainda melhor para viver estar, com um poder local mais capaz, atento e próximo, onde a juventude tem um papel determinante para o crescimento sustentado de cada freguesia e concelho”, afirma Luís Raposo.

É nesse contexto que a JSD/Açores divulga o seu Kit #JotanasAutárquicas – pode ser adquirido por qualquer jovem, mediante a inscrição no seu site jotanasautarquicas.jsdacores.pt contendo um polo, uma bandeira da JSD, uma fita e uma credencial alusiva.

“Somos muitos, com muito valor e capacidade para ajudar o PSD a sair vencedor no poder local. Reforcemos a nossa presença com a nossa imagem, com a marca da Juventude Social Democrata, exponenciando o nosso papel junto de todos os cidadãos de todos os concelhos e freguesias dos Açores”, conclui o presidente da estrutura.