JSD/Açores participa no Fórum Açores – Promoção da Igualdade e da Inclusão Social

A JSD/Açores marcou presença no Fórum Açores – Promoção da Igualdade e da Inclusão Social promovido pelo Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência e pela Vice-Presidência do Governo Regional, que decorreu esta semana, em formato online.

O evento, realizado no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa, lançada em maio em Estrasburgo, deu azo à realização de uma série de debates que permitirão aos açorianos partilhar ideias que possam moldar um futuro comum enquanto cidadãos europeus.

Na ocasião, André Pontes, em representação da JSD/Açores, enalteceu a realização da iniciativa “que trata um tema sensível, com uma importância extrema para a construção de um arquipélago mais solidário, mais inclusivo e mais acessível” salientou.

André Pontes referiu ainda que “nestes últimos tempos, alguns dos comportamentos discriminatórios, sobretudo devidos ao cenário pandémico, que nos têm assolado, culminaram na falta de relações interpessoais, sobretudo nas camadas mais jovens”, e salientou que “essa lacuna originou, de forma transversal, um agravamento nos índices de afastamento social, racismo, xenofobia, homofobia, entre outros”.

Os jovens sociais democratas açorianos apresentaram propostas para o turismo inclusivo e para a defesa dos Direitos das pessoas LGBTI. As sugestões apresentadas constarão de um relatório que será entregue à Comissão Europeia.