JSD/Açores vê aprovadas propostas de melhoria ao Programa ESTAGIAR

O presidente da JSD/Açores, Flávio Soares, congratulou-se hoje com a aprovação de um projeto do PSD/Açores na Assembleia Legislativa Regional com alterações, “há muito reclamadas pela estrutura social-democrata, aos programas regionais ESTAGIAR”, e que vem assim melhorar lacunas identificadas pela JSD/Açores nestes programas de estágio.

“Desde o inicio do mandato da nossa equipa, diversos jovens têm-nos denunciado situações menos positivas, pelo que era urgente fazer introduções aos programas e assim satisfazer os seus beneficiários”, realçou Flávio Soares.
 
Em relação ao Estagiar U, e apesar de esta não ser a proposta original da JSD/Açores, a estrutura conseguiu aumentar os rendimentos dos jovens universitários que frequentam este programa.  “Penso que apesar de tudo, os jovens Açorianos saem beneficiados, uma vez que a grande grande maioria utiliza o vencimento para fazer face a despesas académicas, como por exemplo no auxílio ao pagamento de propinas”, sublinhou. 
 
Para Flávio Soares, esta é uma vitória da JSD/Açores e do PSD/Açores que, desde a primeira hora, na luta pela melhoria do programa, quiseram “garantir que os jovens não fossem prejudicados pela utilização abusiva do ESTAGIAR, ao contrário da vontade do Governo Regional”, sendo para isso importante “reforçar a Fiscalização com mais ações regulares”.
 
“Como sempre defendeu a JSD/Açores, vai ser ainda estabelecida uma redução dos prazos de envio do mapa de assiduidade do jovem estagiário, antecipando assim os pagamentos do vencimento ao jovem estagiário”, frisou.
 
O presidente da JSD/Açores declarou estar satisfeito com a também alteração relativamente ao período de férias, “pois nenhum jovem deve sentir-se obrigado a gozar este período nos moldes previstos até aqui”. “Até ao momento”, explicou o líder social-democrata, “os jovens só podiam gozar férias entre o 12º e o 15º mês de estágio, de forma seguida e com carácter de obrigatoriedade”. Agora, e depois da insistência da JSD/Açores “o estagiário vai poder antecipar o primeiro período de férias”. “Achamos esta medida mais justa e temos a certeza que os jovens beneficiários do programa sentir-se-ão  mais motivados com esta possibilidade”.
 
Flávio Soares frisou ainda que a JSD/Açores “não se inibirá de dar o seu contributo aos jovens da Região, sendo a aprovação deste projeto mais um exemplo disso mesmo”. “Saúdo a forma como decorreu o debate, que possibilitou a aprovação deste diploma por unanimidade”, finalizou.