André Pontes reivindica previsibilidade na atribuição de apoios da República às associações dos Açores

O candidato da Aliança Democrática (AD) pelos Açores, André Pontes, apela por uma previsibilidade na atribuição de apoios por parte do Governo da República para as associações dos Açores.

Reuniu, em conjunto com a JSD/Açores e com o futuro Núcleo de Estudantes Sociais Democratas (NESD) da Universidade dos Açores, com a Associação Académica da Universidade dos Açores, onde teve a oportunidade de conhecer a sua orgânica, o seu funcionamento e também as suas preocupações.

No entendimento do candidato e dos dirigentes da AAUA, o prazo de candidaturas aos apoios do Governo da República, em concreto do IPDJ, é tardio, o que por sua vez atrasa a chegada das verbas destinadas à associação.

Outro fator importante prende-se à imprevisibilidade da verba a atribuir, o que prejudica na execução do plano de atividades dos dirigentes associativos. Apesar das receitas próprias da AAUA, a parte referente aos apoios que recebem das entidades públicas torna-se essencial para a boa execução das suas atividades, as quais são inteiramente dedicadas aos estudantes do ensino superior dos Açores.

O jovem candidato apela ainda a que a República possa ter uma visão e uma discriminação positiva na atribuição de verbas para com a AAUA, e até mesmo para com a Universidade dos Açores, dada a sua situação periférica em relação ao território central, mas também à sua própria periferia entre polos universitários, visto serem os Açores um território insular composto por nove ilhas distintas e três polos universitários distantes uns dos outros.