Paulo Moniz e Vitória Silva debatem preocupações da juventude Açoriana

O cabeça de lista do PSD/Açores, Paulo Moniz, e a candidata da JSD/Açores, Vitória Silva, juntaram-se ontem à volta da mesma mesa com várias dezenas de jovens, numa iniciativa informal onde se debateu a mobilidade ou a Universidade dos Açores, entre outras prioridades para a juventude Açoriana.

Para Vitória Silva “a apresentação de propostas concretas pela JSD/Açores, como é o caso da remodelação da residência universitária em Ponta Delgada ou a construção de uma nova no polo de Angra do Heroísmo, mostra a importância que a juventude tem tido na elaboração de uma perspectiva de futuro para os Açores, e de investimento na nossa academia”.

“O processo de reembolsos das passagens aéreas, apesar de uma melhoria, continua a ser uma barreira para, por exemplo, uma família Açoriana que tenha vários filhos a estudar no continente, e que tem de desembolsar valores desproporcionais para que possam passar os períodos de férias nos Açores” afirmou a candidata social democrata, numa alusão à proposta da JSD/Açores e do PSD/Açores para a eliminação por completo do processo de reembolso como hoje o conhecemos.

O cabeça de lista do PSD/Açores, Paulo Moniz, relembrou que “a responsabilidade do subsidio social de mobilidade deve continuar a ser da República e que os açorianos devem ser poupados a ir receber o reembolso das passagens, que muitas vezes não têm para adiantar. Defendemos um sistema em que há um desconto imediato quando se faz a compra da passagem e não o reembolso que obriga os açorianos a irem aos CTT” como “já existe em outras realidades similares à Açoriana”.

Paulo Moniz propôs um sistema de “desconto imediato” para residentes na aquisição de passagens aéreas para o continente, garantindo assim que os açorianos “paguem apenas o valor mínimo”, em vez de adiantarem centenas ou milhares de euros do “próprio bolso”.

“Este sistema já está em funcionamento com companhias ‘low-cost’, nas Canárias por exemplo”.afirmou Paulo Moniz.

Num encontro moderado por Eunice Pinheiro Silva, mandatária jovem da candidatura do PSD/Açores às eleições legislativas de 2019, e onde participaram várias dezenas de jovens, Paulo Moniz afirmou que “devemos ter a capacidade de criar nichos e oportunidades para conseguirmos fixar nos Açores, os jovens Açorianos que todos os anos saem da região, aqueles que estudam nas escolas profissionais Açorianas ou na nossa Universidade”.