Encerramento dos panéis de Universidade de Verão da JSD dá-se com intervenção essencial para a vida política

No âmbito do encerramento dos painéis da Universidade de Verão promovida pela JSD Açores, decorrida entre 29 de agosto e 1 de setembro na ilha do Faial, assistimos à apresentação  do tema “Falar Claro – intervir em público”, tendo como oradora a Dr.ª Ana Andrade, professora na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

A palestrante iniciou a intervenção fazendo uma auto-análise sobre o que tinha feito de errado na edição anterior. Ela afirmou que deveria ser mais concisa, pois ensinou demasiada informação que os alunos não tiveram capacidade de absorver.

De seguida, lançou uma questão aos alunos da Universidade de Verão, nomeadamente o como ser claro para com uma determinada plateia. Foram diversas as respostas apresentadas, sendo que a oradora apresentou o seu ponto de vista, concordando e acrescentado informação ao depoimento dos alunos, dizendo que um orador deve adequar o seu discurso à faxa etária a que se dirige. Afirmou ainda que a credibilidade é o conhecimento, aparencia e carisma, sendo este ultimo referido o único que não se pode trabalhar.

Posteriormente, a Dr.ª Ana Andrade esquematizou três fatores que definem a essencia de um bom orador, sendo estes a mensagem que quer passar, centrando-se na sua credibilidade, a imagem e a atenção ao auditório.

Fez ainda uma distinção entre timidez e insegurança. Relativamente à timidez, referiu que ela própria sofre deste mesmo problema, apesar de não aparentar, pois isto foi algo que ela trabalhou durante a sua vida, de modo a que quando fala em público os recetores não reparem no seu nervosismo. Já a insegurança, segundo a professora, é um problema que mais se pode refletir, nomeadamente  ao medo e falta de preparação. A oradora terminou esta distinção dando algumas dicas sobre como contornar estes problemas, sendo que pede aos alunos para que “ finges até conseguires todo aquilo que queres”

Apesar da professora na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa no Porto ter sido a professora que na sexta edição da Universidade de Verão apresentou menor tempo de intervenção (aproximadamente 30 minutos), não deixa de ser uma aula fulcral para o ser, estar e apresentar de qualquer orador perante diversos públicos-alvos.

 

Texto escrito pelo Grupo Vermelho da UV da JSD Açores 2019