Flávio Soares afirma que a “sustentabilidade social deve assentar no princípio da solidariedade intergeracional”

O Presidente da JSD/Açores, Flávio Soares, afirmou hoje que a “sustentabilidade social da região deve assentar no princípio da solidariedade intergeracional, como forma de sustento do modelo de emprego, económico e social dos Açores”, com a participação de todos, “mais velhos e mais novos”.

Para Flavio Soares, “só fará sentido o estado assegurar a sua responsabilidade social, nas suas diversas vertentes, se ao mesmo tempo promover a solidariedade de gerações numa lógica bidirecional entre os mais novos e os mais velhos”, indicando o caminho para a melhoria da sustentabilidade do estado social.

“Não nos devemos esquecer, no entanto, que para permitir a solidariedade intergeracional é imprescindível a existência de gerações, ou seja, a promoção da natalidade – com políticas integradas – e a prevenção da desertificação de algumas das ilhas e concelhos dos Açores”, adiantou o jovem líder social democrata.

Emprego

“A frágil situação económica e financeira que se vive nos Açores contribuiu para a proliferação do desemprego nos diversos estratos sociais da nossa região. Neste contexto, é fundamental que os agentes políticos encontrem soluções para que os jovens se possam realizar profissionalmente”, referindo-se ao programa Gerações, parte do programa de governo apresentado pelo PSD/Açores às últimas eleições.

O programa Gerações permitira o “rejuvenescimento da administração publica açoreana, possibilitando aos nossos jovens oportunidades de trabalho estável” considerou o Presidente da JSD/Açores.

Flávio Soares participou na conferência subordinada ao tema da “solidariedade intergeracional” promovida hoje pelo PSD/Açores, com a presença do presidente da Associação Académica da Universidade dos Açores, Rui Paiva, do professor da Universidade Católica João Taborda da Gama e do sindicalista António Ferreira, dirigente da UGT-Açores.