Flávio Soares afirma que Autonomia “não é só para os políticos”

O presidente da JSD/Açores afirmou que a Autonomia regional “não é só para os políticos”, tendo incentivado a juventude açoriana a lutar por um regime autonómico “mais atual” e que corresponda às necessidades da população.

“A Autonomia não é só para os políticos. A Autonomia é para todos. Nós jovens fazemos parte da Autonomia. É nosso dever, enquanto açorianos, lutarmos por uma Autonomia mais atual, mais próxima dos novos tempos e que possa corresponder às necessidades das populações de cada uma das ilhas”, afirmou Flávio Soares, durante a videoconferência ‘Autonomia F5 – Fazemos refresh à Autonomia’.

O líder dos jovens social-democratas salientou que o regime autonómico tem de ser “revolucionado”, alegando que, atualmente, os Açores têm uma Autonomia “ferida e parada”.

“Falta uma visão de futuro e de capacidade de adaptação aos novos tempos na Autonomia atual. Há muito por fazer e para mudar. A Autonomia dos Açores precisa de um ‘refresh’, ou seja, necessita ser atualizada”, frisou.

Flávio Soares acrescentou que os Açores precisam de uma Autonomia que “traga oportunidades e criação de emprego para a juventude”.

“Mas tal só é possível se os jovens lutarem diariamente para que isso aconteça. Ter uma Autonomia mais atual não é uma tarefa só dos políticos, mas de cada um dos jovens açorianos”, considerou.

Para o presidente da JSD/Açores, “a Autonomia tem de ser mais dinâmica e garantir o desenvolvimento de cada uma das nove ilhas” da Região.

A videoconferência ‘Autonomia F5 – Fazemos refresh à Autonomia’ teve como oradores convidados Berta Cabral, antiga presidente do PSD/Açores, e o jurista Arnaldo Ourique.

O evento foi moderado por Ana Cláudia Veríssimo, vice-presidente da JSD/Açores, e José Andrade, diretor do gabinete de estudos PSD/Açores.

Esta foi uma das várias atividades que a JSD/Açores levou a cabo desde o início de junho, numa iniciativa intitulada ‘Semana da Autonomia’, com a publicação de artigos de opinião de Mota Amaral, primeiro presidente do Governo Regional dos Açores, e José Manuel Bolieiro, presidente do PSD/Açores.

Ao longo da ‘Semana da Autonomia’ foram também divulgadas pequenas mensagens sobre a Autonomia açoriana, da autoria de cada uma das nove estruturas de ilha da JSD/Açores.