Flávio Soares alerta para a necessidade de “proporcionar condições de estabilidade profissional” aos jovens em ilhas mais vulneráveis

O Presidente da JSD/Açores, Flávio Soares, alertou para a necessidade de se rever as políticas para o emprego e fixação de jovens, no encerramento da visita à Ilha de São Jorge.

 Para Flávio Soares “o que tem faltado em ilhas como São Jorge é a política de proximidade”. O presidente da Juventude Social Democrata recordou os números recentemente divulgados que estimam que, “desde 2012, os Açores perderam oito mil jovens – sensivelmente a população total da ilha de São Jorge”.

“Há falta de emprego, há falta de oportunidades nas nossas ilhas, principalmente em ilhas mais vulneráveis, e há uma necessidade urgente de fixar jovens, algo que nem o governo nem as autarquias jorgenses estão a saber fazer”, criticou.

Para o Presidente da JSD/Açores, “senão criamos condições de emprego e de estabilidade profissional, por mais carinho que um jovem tenha à sua terra, não a troca por um local onde encontre essa estabilidade ou a possibilidade de constituir família”.

Flávio Soares falava depois de uma visita de três dias à ilha de São Jorge, medida inserida na moção global de estratégia, aprovada no último Congresso da JSD/Açores.

Em declarações à Rádio Lumena, o líder social democrata explicou que o objetivo destas visitas é o de “estar próximo dos jovens açorianos, auscultar os seus problemas e as reais dificuldades de cada uma das ilhas, trabalhar de mãos dadas com a estrutura da JSD, do PSD e da sociedade civil na procura das suas soluções”, voltando a realçar a importância de um debate regional à volta do tema da desertificação das ilhas mais vulneráveis.

Depois das reuniões e encontros com importantes setores de São Jorge, Flávio Soares inicia uma visita à ilha do Pico.