Flávio Soares e Alexandre Gaudêncio apresentam a sexta edição da UV Açores

Os líderes da JSD/Açores e do PSD/Açores, Flávio Soares e Alexandre Gaudêncio, apresentaram esta sexta-feira a nova edição da Universidade de Verão Açores, classificando-a como o “maior evento de uma juventude partidária nos Açores”.

Para o líder da JSD/Açores, Flávio Soares, “a Universidade de Verão Açores não é para jovens da JSD ou do PSD, a Universidade de Verão é uma iniciativa de todos e para todos” relembrando que os novos 30 alunos da UV Açores não têm de ter qualquer ligação a nenhuma das estruturas partidárias.

“Mais de centena e meia de jovens aceitaram este desafio e fizeram parte das cinco edições da UV, e que, hoje, integram organizações da nossa sociedade em todas as ilhas dos Açores, envolvem-se nas causas da sua terra ou participando em órgãos ou listas políticas” lembrou Flávio Soares.

Para o líder do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, a Universidade de Verão é um “contributo do partido para o combate à abstenção” e ao afastamento que os jovens podem sentir da atividade política ou partidária. “Quando lhes criamos oportunidades, como a UV Açores, a juventude tem a capacidade de apresentar as suas propostas e contributos” afirmou o líder do PSD/Açores.

Programa

A UV Açores abre a 29 de agosto com as intervenções de Maria Teresa Cândido, Presidente da Assembleia Municipal da Horta, de Diogo Cúmano, Vice-Presidente da JSD e de Flávio Soares, líder da JSD/Açores.

No primeiro almoço conferência, o primeiro tema é mesmo a Europa, com a eurodeputada Lídia Pereira, recentemente eleita para o Parlamento Europeu e militante da JSD que vai falar à turma sobre os desafios e futuro do projeto Europeu. A tarde de aulas seguinte é dedicada ao Mar, ou não estivesse a UV Açores na Horta, com uma aula sobre “Profissões do Mar – Novas Oportunidades” com os professores Rui Guedes e Marco Dutra e visitas ao Aquário do Porto Pim e ao Observatório do Mar dos Açores – Fábrica da Baleia do Porto Pim.

O primeiro dia só encerra com um jantar conferência sobre a defesa dos interesses dos Açores na Assembleia da República com o cabeça de lista do PSD/Açores às eleições legislativas nacionais de 6 de outubro, Paulo Moniz.

Numa iniciativa dedicada a jovens, a UV Açores sempre foi um espaço para relembrar o passado e projetar o futuro da autonomia e dos Açores. É esse o objetivo da primeira aula do segundo dia da UV Açores. Com o líder histórico João Bosco Mota Amaral, primeiro presidente do Governo Regional dos Açores, e com uma incontornável figura Madeirense, Guilherme Silva, antigo deputado da Assembleia da República pela Madeira, debate-se o passado, presente e futuro das autonomias regionais.

A segunda tarde de aulas começa com a presença dos professores Carlos Morais, presidente da Associação de Turismo dos Açores e a empresária faialense do sector do turismo, Rosa Dart, para debater sobre o tema “Turismo – oportunidades de sucesso”.

Nessa mesma tarde, os alunos participam numa visita de estudo à casa da autonomia Açoriana, a Assembleia Legislativa Regional dos Açores, partindo depois para o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos. Este segundo dia da UV Açores, encerra com um jantar conferência dedicados aos “desafios para o desenvolvimento sustentável” com o professor Jorge Moreira da Silva, Diretor da OCDE.

O última dia de aulas, sábado, começa com os investigadores da Universidade dos Açores, Hélder Marques da Silva e Duarte Tiago a falarem sobre “ciência e inovação – os constrangimentos de uma carreira”. A última aula acontece nessa mesma manhã sobre intervenções em público e oratória com Ana Andrade, professora da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa – Porto, onde os alunos se preparam para a simulação da sessão plenária que acontece nessa tarde e onde culmina o trabalho destes 3 dias de formação.

Já depois da sessão plenária, acontece o último momento formativo, um jantar conferência, dedicado à história da UV Açores como um “projeto dos jovens Açorianos” com o professor Duarte Freitas, antigo presidente do PSD/Açores que fundou, em 2014, a maior iniciativa de formação política da região.

A UV Açores 2019 fecha os seus trabalhos no dia seguinte, domingo, com a sessão de encerramento onde intervêm Carlos Ferreira, Presidente do PSD/Faial, Flávio Soares, Presidente da JSD/Açores e Alexandre Gaudêncio, Presidente do PSD/Açores.