Flávio Soares lamenta o “calculismo político” do líder nacional do PSD

O Presidente da Juventude Social Democrata dos Acores, Flávio Soares, lamentou hoje, numa tomada de posição pública, o “calculismo político” do líder nacional do PSD aquando da elaboração da lista de candidatos ao parlamento europeu.

Depois de ter tomado conhecimento da exclusão dos Açores na elaboração da lista do Partido Social Democrata às próximas eleições Europeias, o líder regional da JSD anunciou uma “posição de protesto contra a liderança nacional do partido” por uma “absurda, flagrante e indefensável falta de respeito institucional pelos Açores”.

“Os Açores não são um distrito de Portugal. São uma, das duas, regiões autónomas do nosso país. Pela primeira vez na nossa história, essa autonomia é desrespeitada internamente, logo por um partido obreiro desta solução para os dois arquipélagos Portugueses” pode-se ler na posição subscrita pelo líder da JSD/Açores, que recorda o líder nacional do PSD da “importância geoestratégica para Portugal que os Açores representam, e dos benefícios que as instituições nacionais dela têm obtido, por vezes, sem passar cartão às instituições autonómicas Açorianas”.

“O actual líder do PSD deixou-se ceder ao centralismo, contra o qual sempre protestou. Ao recusar um lugar elegível para os Açores desrespeitou um princípio fundamental da história e fundação do PSD” pode-se ler no texto hoje divulgado.

Para Flávio Soares, “Rui Rio preferiu uma posição de confronto, não com o PSD/Açores, mas com os Açorianos que, naturalmente, lhe deverão responder à altura” anunciando a sua “indisponibilidade institucional” para participar em qualquer iniciativa de campanha do PSD Nacional..

“Se o PSD Nacional excluiu um Açoriano da sua lista, é porque não necessita do voto dos Açorianos para estas eleições” concluiu o líder dos jovens sociais democratas Açorianos.