Flávio Soares defende a educação como uma “aposta no futuro”

O Presidente da JSD/Açores, Flávio Soares, deixou ontem o apelo para uma “aposta séria e continua na formação e qualificação dos jovens, como um mecanismo de progresso e desenvolvimento” numa intervenção marcada pelas críticas ao governo regional e nacional.

O líder social democrata, falando no encerramento da Cimeira Atlântica Jovem, na Madeira, exigiu a melhoria dos gabinetes multidisciplinares de orientação para o ensino técnico ou superior, encarando-os como “uma lacuna” nos Açores.

Flávio Soares, volta a apelar a uma discussão séria dos indicadores de saúde nos Açores, ligados a comportamentos de risco e consumos nocivos, pedindo a entrada dos profissionais de saúde nas escolas, de forma planeada a nível regional, coerente com os objetivos traçados através das estatísticas regionais e com uma estrutura de coordenação funcional.

Acompanhando as críticas do PSD Açores ao sistema de justiça nos Açores, Flávio Soares afirmou que o governo nacional “atira para as costa as suas responsabilidade” quer nos Açores, quer na Madeira.

“Na mesma semana que o governo apresentou um orçamento que aumenta o peso do estado, a despesa pública e recusa medidas ficais de apoio ao empreendorismo, o primeiro ministro, António Costa, foi à Web Summit apelar ao empreendorismo” dando o exemplo de múltiplas contradições do período “conturbado em que vivemos”.

 

Cimeira Atlântica

Quando pela primeira vez uma Cimeira Atlântica Jovem decorreu integrada num conselho regional de uma das estruturas participantes, a JSD Açores pediu para que não se descure “a galinha dos ovos de ouros, a nossa agricultura e pescas” em deterimento do turismo, reconhecendo a enorme dinâmica económica criada, mas também “os enormes desafios que continua a colocar aos Açores”.

A JSD Açores pediu: um modelo de ação social, não baseada no assistencialismo eleitoralista, mas concentrado na resposta às necessidades prementes dos Açorianos; uma Universidade dos Açores virada para as necessidades económicas e sociais da região, de “mãos dadas com a sociedade Açoriana e sem medo de tomar opções difíceis”; que se ouça o grito de ajuda de uma geração que, vendo-se obrigada a sair das suas ilhas, “não tem condições para regressar”.

Foi pedido um “verdadeiro serviço regional de saúde”, com uma comparação muito negativa ao serviço regional de saúde madeirense, que conta com “melhores acessos e mais recursos humanos”, apesar de serem duas ilhas.

“Necessitamos de uma política planeada em dados reais, não em resultados travestidos que servem os objetivos momentâneos de quem governa” lê-se nas conclusões finais açorianas.

A Cimeira Atlântica decorreu este fim-de-semana na Calheta, Madeira, integrado no V Conselho Regional da JSD/Madeira. Contou com a participação da comitiva açoriana composto por Flávio Soares, Luís Pereira, André Soares, Eunice Pinheiro Sousa e Leonor Batista.