Grupo Laranja – O associativismo em Santa Maria

A turma da 5º edição da UV da JSD Açores, visitou duas associações de cariz cultural e socioeconómicos diferentes, tais como, Associação Maré de Agosto e a Associação para Valorização e Promoção do Aeroporto de Santa Maria, LPAZ.

Em primeiro lugar a Associação Maré de Agosto, é uma associação constituída por voluntários, que tem como principal objetivo organizar o mais antigo festival em continuidade, tendo atingindo a sua 34º edição. Este festival abrange vários artistas de mais de 50 países bem como diversificados estilos musicais para todas as idades, concluindo com diversas atividades lúdicas durante estes dias que abarca várias faixas etárias. Esta associação também promove uma escola de formação musical com cerca de 40 alunos onde estes têm a possibilidade, de aprender desde bateria à viola da terra, porém tem vindo a ter dificuldades em encontrar formadores.

Seguidamente, o LPAZ, é uma associação que foi criada em Dezembro de 2012 que tem como objetivo contribuir para a valorização e promoção das infraestruturas aeronáuticas assim como colaborar com várias entidades da zona habitacional do aeroporto de Santa Maria e ainda promover e desenvolver a divulgação do património entre Santa Maria e o Atlântico Norte. Esta associação dinamiza-se de diferentes formas tais como, a comemoração do Dia Internacional da Aviação Civil, a revisão de um livro sobre a Aviação dos Açores, a criação de um fórum, onde se discutem ideias, e uma revista anual, que inclui testemunhos e atividades realizadas.

Em suma, Santa Maria é uma ilha muito ligada a associações, contando com mais de 50, apesar de ter uma população de apenas cerca de 5000 habitantes.


Texto elaboradora no âmbito de um trabalho de grupo na Universidade de Verão 2018 em Santa Maria