Grupo Azul – Poder Local: Experiência de Sucesso

Carlos Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, e Daniel Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara, ambos autarcas locais deram hoje, no auditório da Biblioteca Municipal de Vila do Porto, o testemunho da sua experiência no poder local.

O atual presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, que derrotou inesperadamente, em 2009, 32 anos de uma governação socialista, partilhou com os alunos deste ano um pouco do seu percurso de vida, da sua participação cívica e da sua experiência política.

Ainda no seu primeiro mandato na Junta de Freguesia de Santa Bárbara, o presidente Daniel Gonçalves, natural do Porto, falou da sua vinda para Santa Maria com apenas 24 anos e confessou que, no início « estranhou o meio » pois vinha de um meio cosmopolita. Mas ficou e integrou associações locais e promoveu petições. Diz que « esta ilha aceita muito bem quem vem de fora desde que queira ser um verdadeiro mariense».

Os dois oradores transmitiram conselhos político-sociais aos jovens que assistiram ao seu painel. Abordaram temas como a responsabilidade na gestão de fundos públicos, a corrupção, e as especificidades de se ser um responsável político num meio pequeno como o de Santa Maria.


Texto elaborado no âmbito de um trabalho de grupo na UV Açores 2018