Grupo Laranja destaca o peso regional da Cooperativa Vinícola do Pico na economia regional

No dia 17 de agosto de 2017, pelas 18h00, partimos da Câmara Municipal da Madalena na companhia do Sr. Fortunato, produtor de vinhos da ilha do Pico, em visita a uma das zonas de cultura da vinha, considerada património mundial da UNESCO, na criação velha.

Primeiramente, o Sr. Fortunato começou por nos contar como chegou a cultura da vinha à ilha do Pico, explicou-nos também que o vinho do Pico apenas começou a ganhar prestígio a partir de 1850, isto é, dois séculos após a chegada da cultura da vinha ao Pico, uma vez que até esse ano a ilha estava isolada do resto do mundo.
A paisagem das vinhas do Pico mostram-nos uma série de muros em lajido que foram construídos de forma a proteger as vinhas dos ventos da montanha e do mar que as rodeia, curiosamente o comprimento de todas estas paredes é equivalente a duas voltas ao equador e à construção de uma nova muralha da China.
Para terminar salienta-se que a cooperativa vinícola da ilha do Pico representa mais de 80% das vinhas açorianas, tendo assim grande impacto na economia dos Açores.

(Texto elaborado no âmbito de um trabalho de grupo na Universidade de Verão dos Açores 2017)