Grupo Verde afirma que “existe dificuldades em pensar na política de hoje”

A Dra. Sofia Ribeiro, na sua locução na 4a edição da UV que decorre na ilha do Pico, começou por fazer referência à dificuldade que existe em pensar na política de hoje e ao crescente afastamento entre a mesma e os cidadãos.

A eurodeputada afirmou que as políticas da atualidade são direcionadas sobretudo para a classe média e para o desemprego, o que na opinião da mesma tem conferido grandes resultados à esquerda. Contudo, esta defendeu ainda que a maioria dos jovens de hoje não conseguem diferenciar de forma clara e objetiva as ideologias políticas inerentes à “esquerda” e à “direita”.

Por outro lado, salientou o facto do mercado de trabalho estar a sofrer alterações, as quais, segundo a própria, irá originar a perda de 1200 milhões de postos de trabalho por conta da “robotização”, o que exige uma adaptação por parte das políticas.

A apresentação findou com a interlocutora a afirmar que é urgente “pensar na política para o futuro não no futuro da política”, demonstrando assim que o mais importante é ter em atenção que o futuro da política depende de nós jovens, inseridos na JSD, mantendo sempre esta estrutura dinamizadora e independente dentro do próprio partido.”

(Texto elaborado no âmbito de um trabalho de grupo na Universidade de Verão dos Açores 2017)