Grupo Vermelho afirma que o “poder local é o promotor da coesão territorial”

No decorrer da IV edição da UV 2017, ao segundo dia da universidade, na ilha do Pico, um dos principais temas debatido foi o poder local nos Açores. Presentes estiveram o Presidente da Câmara Municipal da Madalena, José soares, e o candidato à presidência da Câmara de São Roque do Pico, Francisco Bettencourt.

Durante a comunicação foram expostos desafios relativos à coesão social e territorial e debatidas possíveis soluções para combater as suas falhas.

José Soares, abordou a questão da formação dos jovens políticos que poderão ser a solução para aumentar o nível do poder local, visto que o futuro está nas mãos da juventude.

O que há décadas parecia apenas suscitar o interesse dos mais velhos, hoje começa a motivar os mais jovens.

Ao encerrar o painel, Francisco Bettencourt, é confrontado com uma questão acerca da abstenção jovem e a possível influência da complexidade do processo do voto antecipado nela. O candidato considerou que o desgaste do processo pode ser desmotivador, visto que os votos geralmente nem são integrados, nos casos que tem conhecimento.

José Soares, deixa um apelo aos jovens sensibilizando-os para a importância de pertencerem às listas partidárias porque a mudança exige sangue novo.

(Texto elaborado no âmbito de um trabalho de grupo na Universidade de Verão dos Açores 2017)