JSD/Açores acompanha proposta sobre os nómadas digitais

A JSD/Açores acompanha os candidatos às Eleições Autárquicas de 26 de setembro, pela inclusão nos seus programas eleitorais da criação de condições para a captação de nómadas digitais para a Região.

A estrutura liderada por Luís Raposo salienta que aquela foi “uma das propostas da moção de estratégia global da equipa dirigente da JSD/Açores, aprovada no XXI Congresso Regional, ocorrido em julho passado”, adiantam.

“A Pandemia trouxe-nos o teletrabalho e a digitalização de muitas das tarefas diárias em vários setores de atividade. Acreditamos nas potencialidades e características que as nossas ilhas podem oferecer para receber estes trabalhadores remotos, que não estando limitados ao espaço físico, trabalham para várias partes do mundo”, referem os jovens social democratas açorianos.

Incentivam, por isso, “a criação de um enquadramento fiscal e de um sistema de acesso à proteção social específico para uma melhor integração desses trabalhadores, a par de condições técnicas adequadas como sejam a boa ligação à internet ou a criação de espaços de coworking”.

Para a JSD/Açores, uma das vantagens do acolhimento de nómadas digitais “passa pela vivência de uma cultura local como semi-residentes, uma vez que o período de permanência se prolonga para lá do que seria uma visita em férias. É ainda de salientar que esta medida permite a promoção turística do destino Açores”, concluem.