JSD/Açores apoia a proposta para a construção e requalificação da rede nacional de residências estudantis

A JSD/Açores expressou hoje o seu apoio à iniciativa da estrutura nacional da Juventude Social Democrata, e do Grupo Parlamentar do PSD, para a requalificação das residências estudantis, e do investimento na construção de outras, apresentada na Assembleia da República.

Nas palavras de Flávio Soares, Presidente da JSD/Açores, “os estudantes Açorianos que estudam no continente beneficiarão da possibilidade da rede nacional de residências estudantis ser alargada ou repensada, pois, a somar às despesas de transporte aéreo, em alguns locais do país, alugar uma casa ou quarto é superior ao que deveria ser considerado razoável”.

“Para os estudantes Açorianos e as suas famílias, que não recebem 500€ por semana para transporte aéreo, é muitas vezes necessário escolher entre pagar a renda ou vir a casa nas férias da Páscoa ou no Natal” afirmou Flávio Soares.

A JSD e o Grupo Parlamentar do PSD pediram ao governo para que conduza um estudo nacional à capacidade já instalada das residências estudantis e às suas taxas de ocupação, com vista à elaboração de um plano geral para o alojamento estudantil. Neste plano pede-se ao governo que realize a apresentação da estratégia de renovação e adaptação das residências estudantis que já existem, o investimento na construção de novas, ou a contratualização de serviços de alojamento na comunidade de proximidade.