JSD/Açores apresenta a moção “Juventude em Perspectiva” ao XXIII Congresso Regional do PSD/Açores

A Juventude Social Democrata dos Açores apresenta ao XXIII Congresso Regional do PSD/Açores a moção intitulada “Juventude em Perspectiva” com propostas na área do emprego, educação, social, habitação e saúde (consultar aqui).

É na sua introdução da moção que se afirma que “a JSD Açores tem, ao longo deste mandato, apresentado um leque de propostas políticas relativas a problemáticas diretamente relacionadas com a juventude açoriana, com as suas preocupações e anseios. O Emprego, a Educação, a Habitação ou, até, o Conselho de Juventude dos Açores têm estado em perspetiva fundamentando a ação desta estrutura que tem como objetivo máximo dar voz à juventude dos Açores, de jovens para os jovens.”

Para a comissão política regional, “cada estrutura da JSD Açores, em cada uma das nove ilhas, trabalha com o mesmo propósito. São fontes de conhecimento sobre as particularidades das problemáticas locais, aceitam dar-lhes voz encorpando o descontentamento e vontade de mudança nas ações políticas atuais com um espírito irreverente e uma atitude desafiadora que lhe são característicos. Na Região têm sido o rosto de uma juventude que não se revê nos seus representantes regionais e, muitas vezes, autárquicos. Assim, é possível reunir contributos daqueles que mais sofrem as consequências da falta de investimento, os jovens que escolhem ficar nas suas ilhas mesmo quando as oportunidades não chegam para sonhar um futuro sustentável”.

Na área do emprego a JSD/Açores reapresenta a sua proposta de modificação aos tempos de pagamento aos jovens integrados nos programas ESTAGIAR, lutando por períodos de pagamento das compensação pecuniária mais céleres e ajustadas à vida dos jovens, a necessidade de aumento das equipas de fiscalização ao desempenho de funções nestes programas, ou a regressão das últimas modificações ao programa regional ESTAGIAR U.

Para a JSD/Açores, a área da habitação em zonas com elevada carga turística, começa a ser um relevante problema, até agora esquecido pelo Governo Regional. A estrutura regional de juventude propõe ao PSD/Açores a defesa da “criação de benefícios fiscais ao proprietário para o arrendamento jovem a preços de mercados descontados, uma vez que na maioria dos casos o arrendamento a estudantes limita-se ao arrendamento de quartos”, ou a criação de programas de reabilitação destinados exclusivamente ao alojamento estudantil nas cidades açorianos com maior procura.

Foi na sessão de abertura da última UV Açores que a JSD/Açores, preocupada com a área da Educação e Social, defendeu ” a integração, em todas as escolas públicas regionais, de assistentes sociais”, porque defende que “o contexto sociofamiliar é entendido como um fator limitador da aprendizagem podendo ser decisivo no sucesso escolar das crianças e jovens da nossa Região”. Esta proposta da JSD/Açores defende “uma intervenção estratégica contínua incindindo sobre problemas sociais muito graves que assolam a sociedade açoriana em geral, partindo de uma ação particular junto de crianças e jovens em meio escolar”.

Continuando a luta pela independência partidária do Conselho de Juventude dos Açores, e porque a JSD/Açores valoriza o trabalho deste orgão do governo regional, defende-se que a modificação ao seu funcionamento atribuindo a “presidência aos jovens responsáveis associativos que teriam a responsabilidade de convocar e coordenar os trabalhos. Entende-se que, só assim, é possível fomentar a participação livre e aberta de todos numa verdadeira representação da juventude”. “Através desta medida, a JSD Açores acredita ser possível o desenvolvimento de uma agenda própria dos órgãos do CJA em conjunto com todas as associações de jovens dos Açores, independentemente da sua natureza. Defende, ainda, que nenhum dos representantes das juventudes partidárias deve ser eleito para qualquer um dos cargos a criar”.

No decurso da campanha sobre a saúde escolar, lançada no início deste mandato da JSD/Açores, estabelece-se esta área como prioritária para a intervenção dos profissionais de saúde. A JSD/Açores defende uma debate alargado com os encarregados de educação, os professores e alunos sobre o papel que desejariam para os profissionais de saúde nas escolas, o aumento das dotações financeiras para esta área que permitam a formação de equipas multidisciplinares dedicadas em cada Unidade de Saúde de Ilha (USI).

A proposta “Juventude em Perspectiva” encarada como um pacote para a juventude, vai a discussão ao XXIII Congresso Regional do PSD/Açores, agendado para o próximo fim-de-semana onde, delegados vindo dos nove cantos dos Açores, discutem o futuro do partido.