JSD/Açores congratula-se com inclusão de propostas suas em relatório do Parlamento Europeu

A Comissão Política Regional da JSD/Açores congratulou-se esta semana com a inclusão das propostas da iniciativa ‘Europa nas tuas Mãos!’, levada a cabo na 9ª edição da Universidade de Verão da JSD e do PSD/Açores, no relatório do eurodeputado Álvaro Amaro sobre a Nova Estratégia para as Regiões Ultraperiféricas (RUP).

“Isso enaltece a nossa estrutura, o evento onde as propostas foram delineadas, e todos os seus participantes”, disse Luís Raposo, presidente da JSD/Açores que, com o secretário-geral da estrutura, André Pontes, reuniu, em Ponta Delgada, com o eurodeputado Álvaro Amaro.

“A criação de um projeto-piloto de combate ao abandono escolar precoce, e um fórum de partilha de boas práticas no combate a este flagelo nas RUP, bem como a criação de medidas para atrair os mais jovens ao setor primário e ainda a criação de um Erasmus Mar são alguns dos nossos contributos, que foram inseridos nos compromissos do eurodeputado do PSD Álvaro Amaro, e aprovados, por unanimidade, no Parlamento Europeu”, frisou o jovem dirigente.

“É um marco único e muito importante para a história da JSD/Açores, que pôde assim contribuir para as políticas europeias que regem as nossas vidas, em particular as dos jovens, através da Estratégia da UE para as RUP, o que muito nos honra”, disse Luís Raposo.

“Este é mais um reconhecimento de que temos excelentes quadros, capazes de abraçar qualquer ideia ou projeto, e queremos continuar a contribuir para a melhoria da vida dos jovens açorianos, e dos açorianos em geral”, adiantou.

Garantir igualdade no acesso a programas e oportunidades europeias para os jovens das RUP foi outra das propostas acolhida no relatório de Álvaro Amaro.

Para Luís Raposo, os eurodeputados do PSD “têm provado, com este trabalho de proximidade e de articulação, a validade da ‘Missão Açores’ no Parlamento Europeu, o que muito nos satisfaz”, disse ainda.

Relembre-se que o relatório do eurodeputado Álvaro Amaro foi aprovado na passada semana, por unanimidade, na Comissão do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, “uma conquista que a juventude social-democrata espera que possa repetir-se na votação em plenário, em maio, e que seja concretizada pela Comissão Europeia”, concluiu.