JSD/Açores propõe projeto de promoção e aprofundamento da inteligência emocional nas escolas da Região

25.º Congresso PSD/A

Foi no 25º Congresso Regional do PSD/Açores, que decorreu este fim de semana em Ponta Delgada, que a JSD/Açores apresentou uma moção temática intitulada “(i)motion – projeto de promoção e aprofundamento da inteligência emocional”, que tem como principal objetivo levar a inteligência emocional a todos os níveis de ensino das Escolas da Região.

Miguel Ferreira, Secretário-Geral da JSD/Açores na apresentação da moção, referiu que, “assumimos o desenvolvimento educativo, como uma das nossas prioridades para o atual mandato da JSD/Açores”, reforçando ainda o desafio de “contribuir para a criação de um ambiente escolar cada vez mais inclusivo, particular, solidário e feliz. Esta também pode ser a escola do futuro, e é por isso que defendemos a educação para as emoções em contexto escolar, logo desde tenra idade” concluiu.

O Secretário-Geral da JSD/Açores avança ainda que “as emoções são elementos imprescindíveis nos processos de ensino-aprendizagem, pelo que a sua não compreensão e conhecimento é, na nossa perspetiva, um erro”.

O Jovem Social Democrata avança ainda que “a inteligência emocional, deve ser um forte aliado nos processos de aprendizagem”, “falamos de características e competências socioemocionais, ou seja, um conjunto de aptidões desenvolvidas a partir da inteligência emocional como por exemplo a resiliência, a comunicação, a criatividade, a empatia e a relação social e emocional”, frisou.

“Acreditamos que, assim, construiremos uma sociedade mais equitativa, empática, solidária, e resiliente, onde a inteligência emocional é o elemento fundamental para quebrar barreiras, resolver problemas, construir pontes e alcançar objetivos”.