COVID-19. JSD exige ao Governo da República solução para os estudantes açorianos do Ensino Superior

A JSD Açores está a acompanhar com preocupação a situação dos estudantes açorianos e matriculados em Instituições de Ensino Superior do continente, “que se encontram atualmente na Região Autónoma, e que têm de apresentar nas escolas para realizar exames presenciais”, explicou Flávio Soares.

A JSD Nacional, em articulação com a JSD Açores e com a JSD Madeira, questionou o Governo da República, na tarde desta terça-feira, 26 de maio, durante a Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, sobre a situação dos alunos açorianos e madeirenses do ensino superior. “Esta é uma situação para a qual o Governo tem deliberadamente fechado os olhos”, criticou a presidente da JSD Nacional. “Lembramos que o princípio da continuidade territorial que consta dos respetivos Estatutos Político-Administrativos das duas Regiões Autónomas impõe que seja dada uma resposta por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, explicou Margarida Balseiro Lopes.

Recorde-se que os alunos deparam-se com a obrigatoriedade de se apresentarem para realizar exames presenciais na Instituição de Ensino que frequentam, não conseguindo, ao mesmo tempo deslocar-se da sua ilha, devido às restrições impostas no âmbito da pandemia.

Para a JSD, “o Senhor Ministro não pode continuar a justificar a sua inação com a desculpa da autonomia responsável, uma vez que isso coloca em causa a igualdade entre alunos do Ensino Superior e constitui uma situação de grave discriminação dos estudantes insulares dos Açores e Madeira”.

Para Margarida Balseiro Lopes, Presidente da JSD nacional, a situação “tem de ser solucionada, sob pena de criar uma situação de profunda desigualdade que prejudica injustificadamente os estudantes das Regiões Autónomas”.